Celebração do 12 de Outubro, dia Nacional do Professor
Em Gaza, a ONP privilegia mais o diálogo do que as manifestações para encontrar a solução dos diversos problemas que afectam esta classe profissional.
A Organização Nacional de Professores em Gaza garantiu que vai continuar a dialogar com o Governo para uma solução definitiva face ao atraso recorrente do pagamento de horas extraordinárias.
No entender da ONP, a solução passa pela eliminação de horas extras e segundos turnos, ou então, pelo controle cerrado do período de trabalho extraordinário ao longo do ano.
Falando por ocasião do dia dos professores, o Secretário Provincial da ONP, Bernardo Massingue, lamentou bastante sobre as manifestações que se fizeram sentir ao nível da cidade de Xai-Xai e alguns cantos da Província, dado que, apesar de ser legitima, criou uma mancha para os profissionais da educação.
O Secretário Provincial da ONP reiterou que a organização não pactua com greves, pelo que vai continuar a apostar no diálogo para satisfação de todas as reivindicações desta classe profissional.
Bernardo Massingue apelou, entretanto, a participação massiva de todos os professores nas celebrações do seu dia, por ser uma oportunidade para a classe manifestar os seus sucessos, as suas preocupações e anseios na carreira.
Deposição de uma coroa de flores na praça dos heróis moçambicanos, mensagens alusivas a data e actividades culturais, marcam a passagem dos 36 anos da criação da ONP, Organização Nacional dos Professores em Gaza.