Professores sensibilizados para retoma das aulas
Em causa está a falta de pagamento de horas extraordinárias e do segundo turno referentes aos anos 2015, 2016 e 2017, o que levou alguns professores a paralisaram as aulas impondo como condição da retoma da leccionação a liquidação da dívida.
131 milhões de meticais é o valor que o Governo deve aos professores das escolas primárias e secundárias de toda a Província.
São 7.260 professores que aguardam pagamento, dos quais 3.355 do presente exercício, e a maioria, dos anos econômicos 2015 e 2016.
Na sequência, teve lugar a 03 de Outubro um encontro de sensibilização dos professores para a retoma das aulas, encontro este que foi liderado pelo Administrador da Cidade de Xai-Xai coadjuvado por alguns membros do Governo provincial, e da Organização Nacional dos Professores (ONP).
Na ocasião, a Directora Provincial de economia e finanças, Romana Baulana, garantiu aos professores que já foi feita a programação financeira e não precisou para quando a liberação dos fundos, dado que depende do tesouro nacional.
Romana Baulana disse que o processo da reverificação de professores com direito a horas extras e segundo turnos realizado em 2017 permitiu detectar que o Governo pagaria indevidamente 11 milhões de meticais a indivíduos que não tenham trabalhado.
Baulana pediu ainda a colaboração de todos para que este problema recorrente da falta de pagamento de horas extras tenha uma solução definitiva.
A Governadora de Gaza, Stella Pinto Novo Zeca, apelou aos professores para retoma das aulas em benefício das crianças, e admitiu responsabilizar os grevistas a lúz do Estatuto dos Funcionários e Agentes do Estado.