No Distrito de Mandlakaze abastecimento de água potavel ainda constitui um desafio
O Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas daquele ponto do País, Mário Maposse, disse que a situação é agravada pela avaria constante das fontes existentes, aliada ao lençól freático que se localiza a mais de 120 metros de profundidade.
Aquele responsável, deu a conhecer que o Distrito de Mandlakaze conta com 444 furos de água e 48 sistemas de abastecimento de água, tendo o Distrito deste modo, uma taxa de cobertura de 73%.
Disse ainda que dos 444 furos de água, 335 furos estão operacionais e 87 inoperacionais. De igual maneira, dos 48 sistemas de abastecimento de água existentes, 6 estão inoperacionais.
Segundo o Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas de Mandlakaze, para fazer face a este cenario, está em carteira um plano de abertura de 16 furos nos postos administrativos de Macuácua, Chidenguele e Chibonzane, dos quais 10 serão financiados pelo World Hope que já concluiu a edificação de 5, além da construção de 1 pela Wold Vision, e 5 a serem financiados com fundos do Governo no valor de 900 mil meticais.