
Lançado projecto que visa apurar o estado de vida da população abrangida pelo traçado do Parque Nacional do Limpopo

Comunidades vivendo em locais seguros no quadro do processo de reassentamento da população abrangida pelo traçado do Parque Nacional do Limpopo, vão beneficiar de um estudo visando apurar o seu estado de vida.
São comunidades transferidas para locais seguros nos distritos de Massingir, Mabalane e Chicualacuála, visando reduzir o elevado número de casos de conflitos homem-fauna bravia.
O estudo pretende igualmente, aferir o nivel de vida destas comunidades através do seu envolvimento em actividades de combate a fome, como também o abastecimento de água e energia.
O coordenador desta iniciativa, Romualdo Waila, referiu que o estudo com a duração de 5 meses, vai permitir a interação com diferentes actores sociais envolvidos na preservação do Parque Nacional do Limpopo.
Waila explicou que serão ouvidas um número de 8 comunidades anfitriãs e 6 comunidades afectadas, que vão ser progressivamente traslocadas para novos sítios para aliviar a carga ao nivel do Parque Nacional do Limpopo.
O lançamento do projecto que teve lugar dia 27 de Junho, contou com a presença de parceiros, Governo a vários niveis, e lideranças comunitárias destes distritos.