
Iniciativa do Governo visa potenciar agricultores para o negócio

2500 criadores de 7 Distritos de Gaza beneficiam da transferência de tecnologias no melhoramento da produção pecuária, no âmbito do projecto carnes vermelhas da ProSul.
Trata-se de uma iniciativa governamental que compreende a passagem de conhecimentos para a produção da forragem e bancos forrageiros, para a suplementação de bovinos e outros ruminantes na época seca.
Conforme explicou Samuel Mabasso, técnico da ProSul, devido a falta de pastos como consequência das mudanças climáticas, há necessidade de se criar bancos forrageiros ou campos onde plantar capim bem com todos derivados daquilo que o animal consome, referindo o gado bovino concretamente, para que o animal não perca o seu peso durante a época seca.
No Distrito de Massingir, 500 produtores beneficiam desta iniciativa que visa potenciá-los para o negócio.
O Administrador distrital de Massingir, Sérgio Moiane, que testemunhou as demonstrações da selagem, fenação e produção de blocos de sais minerais para os animais, disse acreditar na réplica das técnicas nas comunidades, o que poderá resultar no aumento dos efectivos no Distrito.
Até 2016, no Distrito de Massingir morreram mais de 2 mil bovinos devido a seca, o que reduziu os efectivos de 48 mil para 32 mil neste momento.