Informação

Governadora em Chibuto e Chigubo no quadro de acompanhamento do grau da execução do plano económico e social

Data: 10/05/2017
Governadora em Chibuto e Chigubo no quadro de acompanhamento do grau da execução do plano económico e social

A Governadora de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, trabalha de 8 a 12 de Maio nos Distritos de Chibuto e Chigubo, no âmbito de avalição do nivel de execução do plano económico e social e prespectivas futuras.

Nestes distritos, Stela Pinto Novo Zeca tem como agenda visitar as diferentes instituições públicas e privadas, associações agricolas, e manter encontros com as populações com quem pretende discutir entre outros aspectos, o seu envolvimento no combate a pobreza e a necessidade da preservação da paz e unidade nacional.

A governante visita estes distritos numa altura em que as comunidades estão empenhadas na produção de alimentos depois da seca que assolou estas regiões da Província de Gaza.

No primeiro dia de trabalho, a Governadora tornou público durante o lançamento da campanha de comercialização de produtos agricolas em Chibuto, que a Província de Gaza prevê colocar no mercado nacional mais de 600 mil toneladas de produtos diversos.

Stela Pinto Novo Zeca apelou na ocasião, aos agricultores a aderirem as feiras agro-comerciais para o alcançe da meta prevista para esta campanha, cujo objectivo principal é garantir que toda a produção seja comercializada, visto que o Governo não quer que o esforço empreendido pela população na produção não seja disperdiçado com uma produção que não será comerciaizada.

Frisou que todo o produto deve servir para alimentação e a outra parte para comercialização, por forma a ganhar-se algum dinheiro com a produção.

Por seu turno, o Director Provincial da indústria e Comércio, Manuel Nguenha, disse que foi apurado uma media 600 mil toneladas de produtos diversos a serem comercializados, com destaque para o milho, horticolas e arroz, e fez saber que os números agora projectados são relativamente superior em relação aos números com que vinha-se trabalhando anteriormente, graças ao processo de reorganização do sector da produção e sector da comercialização.