Fórum Provincial das Industrias Culturais defende envolvimento de actores culturais na divulgação da arte no mercado local e internacional
Perto de 100 fazedores de artes debateram a 17 de Maio no Fórum Provincial realizado no Distrito de Chongoene, políticas das indústrias culturais.
Neste encontro de um dia, participaram além de membros do Governo a vários niveis, membros das associações culturais, músicos, escritores, escultores e jornalistas.
A Directora Provincial de Cultura e Turismo de Gaza, disse nesta reunião, que o sector colheu dos participantes subsídios que possam permitir transformar a cultura em economicamente estável.
Maria Emília Mapsanganhe, apontou a organização dos actores culturais em associações um dos desafios do momento, e destacou a educação visual, a educação musical e tambem ofícios, como as três disciplinas que fazem parte das industrias culturais.
Por seu turno, o Director Provincial Adjunto da Cultura e Turismo de Gaza, Justino Chizango, disse que este evento realiza-se na prespectiva de fazer a divulgação das políticas das industrias culturais e criativas em primeiro lugar, e discutir a estratégia de sua implementação. Explicou ainda que esta estratégia vai ser discutida na prepsectiva de criar um casamento sólido entre aquilo que sa faz no sector do turismo e aquilo que se faz no sector da cultura, promovendo de certa forma os artistas organizados em assoiações, promover os promotores de eventos culturais, mas também fazer com que os agentes promotores do turismo estejam devidamente envolvidos nos assuntos referentes ao sector de cultura.