Informação

Director Provincial da Juventude e Desportos apela a conservação do legado da XIII edição dos Jogos Escolares

Data: 26/07/2017
Director Provincial da Juventude e Desportos apela a conservação do legado da XIII edição dos Jogos Escolares

Rui Sousa disse que a responsabilidade de cuidar das infra-estruturas é de todos, incluindo os dirigentes.

Sousa explicou ainda que os recintos desportivos ganhos nos jogos escolares, alguns dos quais com dimensões internacionalmente aceites, podem contribuir para a alavancar as diversas modalidades desportivas nesta Província.

A pista de atletismo no campo Marien N’gouabi constitui um dos legados deixados pela XIII edição dos Jogos Desportivos Escolares para a Província de Gaza. Os campos das Escola Secundária Joaquim Chissano e Escola Secundária de Xai-Xai também passaram a ter dimensões oficiais e foram aumentadas as bancadas no campo de ferroviário, além das melhorias  efectuadas nas infa-estrutura do Clube de Gaza.

Rui Sousa, Director Provincial da Juventude e Desportos, frisou ser importante que os gestores desportivos consigam nos próximos 5 anos, manter as infra-estruturas desportivas em condições para a prática do desporto, e apelou aos directores das escolas onde foram realizadas as intervenções para manutenção das infra-estruturas desportivas, por forma que dentro de 2 anos haja uma das melhores selecções dos jogos desportivos escolares.

De igual modo, a Polícia da República de Moçambique em Gaza considerou que a colaboração da população foi fundamental para o decurso dos jogos escolares.

Edgar Juvane, porta-voz da PRM, apontou como prova da boa colaboração de todos os envolvidos nos jogos escolares a segurança de pessoas desde os recintos de acomodação nomedamente, Centro de Formação de Professores de Inhamissa e Macia, Centro Infantário Patrice Lumumba, Centro Regional de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane no Distrito de Bilene, Escola Secundária John Issa, Escola Secundária Joaquim Chissano, Campus da Escola Secundária Joaquim Chissano, Ferroviário Clube de Gaza, bem como nos armazéns de materiais.

O porta-voz da Polícia da República de Moçambique disse ainda que, para além dos locais de concentração de pessoas, a corporação esteve presente em todos os locais de armazenamento dos materiais, nas escoltas das delegações e nas vias, onde manteve a ordem e segurança públicas.