275 hectares de arroz em campo sob risco de se perder devido a exiguidade de máquinas para a ceifa
Agricultores de Ponnela no Regadio do Baixo Limpopo na cintura verde do Distrito de Xai-Xai, receiam perder quantidades significativas de arroz em campo, devido a exiguidade de autocombinadas para a ceifa deste cereal.
O presidente da ARPONI, associação dos regantes de Ponela no Regadio de Xai-Xai, disse a 25 de Março, que a empresa Regadio do Baixo Limpopo ressente-se da falta de equipamento em quantidade e capacidade para fazer face a mais de 275 hectares de arroz em campo.
Teodosio Mandlate, referiu que para tentar colmatar a situação, recoreu-se a ajuda da empresa ISCEP de Chokwé que desponibilizou duas autocombinadas, as quais iniciaram as actividades de ceifa de arroz a 24 do mesmo mês.
Outro constrangimento tem a ver com a chuva que continua a cair, dificultando a circulação das máquinas devido a lama e alagamento dos campos, sublinhou Teodósio Mandlate.
O presidente da ARPONI disse por outro lado, que devido a incapacidade das auto combinadas desponiveis, os agricultores no regadio do Baixo Limpopo em Xai-xai são obrigados a recorrer a foice para a ceifa manual.