Descrição do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia
O Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT) é uma entidade pública responsável pela gestão e monitoria da área educacional ao nível do Distrito de Chibuto. O Governo, viu a necessidade de definir a estrutura orgânica dos Governos Distritais, ao abrigo do artigo 8 da lei nº 8/2003 de 19 de Maio, onde o Conselho de Ministros decreta segundo o artigo 2 da mesma lei a criação de outros serviços distritais por proposta do Governo Distrital, ouvidos o Governo Provincial e o Ministro que superintende na função pública e administração local do Estado. A DDEC foi transformada em 2006 para SDEJT ao abrigo do decreto nº 6/2006 de 12 de Abril. De acordo com a alínea c) do artigo 1, decreto 6/2006, o SDEJT pertencente a estrutura típica do Governo Distrital.
Áreas de actividades do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT)
Para garantir o alcance das metas e dos objectivos deste serviço, de acordo com os números 1,2,3 e 4, do Artigo 6 do Decreto 6/2006 de 12 de Abril, O SDEJT é responsável pela gestão, monitoria e realização das actividades nas áreas de: Educação, Cultura, Juventude e Desportos, e Ciência e Tecnologia.
Funções Especificas do SDEJT
No âmbito da Educação
- Garantir o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino, instituições de formação de professores, de alfabetização e de educação de adultos e educação informal;
- Incentivar a parceria e participação da comunidade, das ONG’s, das confissões religiosas, do sector privado e outros na construção de salas de aulas, latrinas e residências para professores;
- Assegurar o acesso das crianças, em idade escolar, às escolas, com destaque para a rapariga;
- Garantir a expansão da rede escolar;
- Promover a introdução de outros níveis de ensino, com destaque para técnico profissionalizante;
- Promover a revitalização do funcionamento das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP’s);
- Promover a alfabetização e educação de adultos;
- Promover a ligação escola-comunidade.
Âmbito da Cultura
- Realizar estudos sobre a cultura, a diversidade cultural, os valores locais e as línguas nacionais
- Promover a criação de círculos de interesse nas diferentes áreas culturais, tais como fotografia, cerâmica, escultura, pintura, corte escultura, dança, teatro, musica, entre outras;
- Promover o conhecimento e fabrico dos instrumentos musicais tradicionais;
- Promover, através das artes (dança, teatro, canto, pintura) e outras práticas positivas a educação, a prevenção e o combate à discriminação de pessoas infectadas e afectadas pelo HIV/SIDA e outras doenças;
- Incentivar o associativismo juvenil.
No Âmbito da Juventude e Desportos
- Incentivar o desenvolvimento de associações juvenis como forma de assegurar a melhor participação e integração dos jovens da comunidade;
- Promover iniciativas geradoras de emprego, auto emprego e outras fontes de rendimento que permitam a participação da juventude no desenvolvimento do País;
- Promover, coordenar e incentivar actividades intelectuais, culturais e desportivas para a formação integral e ocupação dos tempos livres dos jovens;
- Garantir a pratica do desporto escolar;
- Valorizar e promover a pratica dos jogos tradicionais dentro e fora da escola;
- Promover a Realização de campeonatos intra e inter-escolas, Postos Administrativos, Localidades e Povoações;
- Promover o desporto recreativo e federado.
No Âmbito da Ciência e Tecnologia
- Garantir a Realização, coordenação e monitoria dos processos de investigação, inovação e desenvolvimento sócio-económico;
- Promover o treinamento e capacidade das comunidades, trabalhadores e técnicos no uso de novas tecnologias;
- Promover o estabelecimento de infra-estruturas de inovação científica e desenvolvimento tecnológico;
- Promover a Realização de feiras, exposições, bazares, e outros programas na área de ciência e tecnologia;
- Mobilizar parceiros para participarem e apoiarem as actividades de investigação e inovação e desenvolvimento tecnológico;
- Promover acções que contribuem para o conhecimento local e cientifico moderno, de forma complementar, proporcione uma mais-valia ao desenvolvimento das comunidades
Papel do SDEJT
O papel do SDEJT é garantir o apoio necessário nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura Juventude e Desportos para possam funcionar devidamente. Nesta perspectiva, o SDEJT têm a responsabilidade de:
- Assegurar a alocação dos recursos do sector às escolas para garantir o seu funcionamento;
- Monitorar e avaliar a sua aplicação eficiente e eficaz com os resultados esperados, observando as directivas estabelecidas para a gestão das escolas, as prioridades e enfoques do sector.
Composição do SDEJT-Chibuto
O Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chibuto, é composto por Colectivo de Direcção e cinco (5) repartições nomeadamente: Recursos Humanos (RRH), Administração Planificação (RAP), Educação Geral (REG), Cultura, Juventude e Desportos (RCJD) e Ciência e Tecnologia, Ensino Superior Técnico Profissional (RCTESTP). Importa referir que cada repartição tem um chefe que coordena as actividades para garantir o alcance das metas e dos objectivos institucionais.
Rede Escolar (Escolas por Níveis de Ensino)
O Distrito conta com 125 escolas contra 124 de igual período de 2017, das quais 80 do Ensino Primário do 1º Grau, 40 do 1º e 2º Graus, 2 ESG1 e 3 do ESG1 e 2. Esta variação registou-se devido a elevação do nível das escolas do EP1 para EP1 e 2 de Betenguane, Chaimite Bairro 1, Hate-hate; introdução do ESG1 e 2 na Escola Secundária de Malehice para o curso Nocturno e a criação da EP1 de Macovene Norte, no Posto Administrativo de Changanine. Vide a tabela abaixo.
Designação | 2018 | 2017 | Diferença |
Nº Total de escolas | 125 | 124 | 1 |
Nº De escolas do EP1 | 80 | 84 | -4 |
Nº De escolas completas | 40 | 37 | 3 |
Nº De escolas do ESG1 | 2 | 2 | 0 |
Nº De escolas do ESG1 e 2 | 3 | 1 | 2 |
Nº De centros de AEA | 13 | 14 | -1 |
Nº De ZIPs | 19 | 19 | 1 |
a) Das 3 escolas do ESG1 e 2, uma é privada (Escola Pré Universitária Hamdan Bin Rashid- Chibuto)
Ensino Superior
2017 | 2018 | Diferença | |
Nº De Instit. Ensino Superior | 2 | 2 | 0 |
Subsistema de Alfabetização e Educação de Adultos
Inscritos 933 alfabetizandos, sendo 822 mulheres e 111 homens, ministrados em 13 unidades numa meta de 625 alfabetizandos, correspondente a uma realização de 149.28% e crescimento em 28.51% comparativamente a igual período de 2017 que existiam 726 alfabetizandos, dos quais 672 mulheres e 54 homens, ministrados em 14 unidades.
Vide a tabela abaixo.
Nº |
Nível de ensino | 2017 | 2018 | Osc.% | ||
Real | % | Real | % | 2017/2018 | ||
1 | SSAEA | 726 | 29 | 933 | 149.28 | 120.8 |