Secretário Permanente da Provincia de Gaza destaca legado do primeiro presidente de Moçambique independente por ocasião dos 31 anos do seu desaparecimento fisico
O Secretário Permanente do Governo de Gaza, defendeu que os Moçambicanos devem seguir os ideais de Samora Machel para combater a corrupção e a pobreza, os principais males que retardam o progresso do País.
Samuel Buanar fez este pronunciamento 5ª feira (19 de Outubro de 2017) na cidade de Xai-Xai, por ocasião da passagem de 31 anos da morte o fundador do Estado Moçambicano, Samora Machel.
Buanar apontou igualmente a consolidação da paz, unidade nacional e o aumento da produção e da produtividade, como sendo a forma de valorizar os ideais deste herói nacional.
Samora Moises Machel faleceu vítima de acidente aéreo em Mbuzini na África do Sul, em tempos do apartheid, quando o avião em que viajava de regresso da Zâmbia em mais uma missão de busca da paz para a África Austral, se despenhou nas montanhas desta região sul africana.
Eventos culturais, desportivos, e deposição de uma coroa de flores num monumento erguido em memória de Samora Machel, marcaram o 19 de Outubro, dia da tragédia de Mbuzini.