O DISTRITO de Xai-Xai, cuja sede passou recentemente para o posto administrativo de Chonguene

Data: 22/11/2019
O DISTRITO de Xai-Xai, cuja sede passou recentemente para o posto administrativo de Chonguene

O DISTRITO de Xai-Xai, cuja sede passou recentemente para o posto administrativo de Chonguene, que desde a proclamação da independência nacional se tinha fixado na capital provincial de Gaza, deverá passar a designar-se de Limpopo.

A mudança da designação vai ocorrer depois de um trabalho de estudo e consultas aos diversos níveis e sensibilidades nesse sentido, acção que culminou com a aprovação há dias da proposta pelo Governo provincial de Gaza.


Perante a situação ora prevalecente, a Secretaria Provincial de Gaza solicitou, em Agosto de 2013 ao Governo do Distrito de Xai-Xai, a realização de uma auscultação junto às comunidades locais sobre a mudança do topónimo do distrito, tendo a proposta inicial sido depositada naquela instituição na segunda quinzena de Outubro último.

Dentre várias figuras que foram alvos dessa consulta, destacam-se líderes comunitários, personalidades influentes residentes no distrito de Xai-Xai, representantes de confissões religiosas, sectores como os da Educação e Cultura, funcionários públicos, entre outros actores da sociedade civil.

Por outro lado, ainda de acordo com o documento da proposta ora aprovada pelo Governo provincial e a que o nosso jornal teve acesso, foram realizadas ainda várias auscultações nos postos administrativos do distrito, designadamente em Chicumbane, Zongoene e Chonguene, onde se encontra actualmente instalada a sede do distrito de Xai-Xai, para além de consultas feitas junto do Conselho Consultivo Distrital.

De referir que, durante a auscultação, foram propostos para a nova designação do distrito de Xai-Xai, nomes como distrito de Chonguene, dos Machongos, de Chicumbane, Limpopo, Chonguene; distrito de Alto ou Baixo Limpopo, do Minthe, do Vale do Limpopo, do Sul do Limpopo, entre outras propostas.


Neste exercício foi aprovada como proposta definitiva do nome distrito do Limpopo, tendo como principais argumentos, a importância histórica e económica do rio, um recurso natural preponderante para a sobrevivência da maior parte da população do distrito, para além de servir como base para a irrigação e desenvolvimento da agricultura das comunidades locais.

Refira-se que após a aprovação pelo Governo provincial, a proposta será posteriormente submetida à Assembleia Provincial de Gaza para deliberação, devendo, na fase seguinte, ser encaminhada ao Ministério da Administração Estatal (MAE), para ratificação, cabendo à Assembleia da República a sua aprovação em lei.

Com efeito, a província de Gaza, se confronta actualmente com a existência da cidade de Xai-Xai e distrito do mesmo nome, uma situação que resultou da extinção da designação colonial de cidade de João Belo, em Outubro de 1961.

Segundo dados em nosso poder contidos num documento apresentado pela Secretaria Provincial de Gaza, na última sessão do Governo, dirigida pelo governador Raimundo Diomba, com a criação das províncias como resultado da derrocada do regime colonial fascista e da sua dominação de 500 anos, Xai-Xai passou a ser a denominação da capital da província a partir de 1975.

A atribuição do estatuto de capital provincial, segundo as nossas fontes, foi atribuída a Xai-Xai, que gozava igualmente do estatuto de distrito.

Porém, ainda de acordo com a informação em nosso poder, a nova divisão administrativa efectuada em 1987, definiu o distrito de Xai-Xai tendo como sua sede o Posto Administrativo de Chonguene, daí a existência de duas unidades territoriais, ostentando o mesmo nome de Xai-Xai.