Sector de saúde inicía em Chibuto campanha contra lombrigas, bilharsiose e elefantiase
O sector de saúde em Gaza iniciou no dia 8 de Maio no posto Admnistrativo de Malehice, Distrito do Chibiuto, uma campanha contra lombrigas, bilharsiose e elefantiase, cujo a cerimónia de abertura foi orientada pela Governadora da Província de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca.
Falando aos presentes, a Governadora de Gaza apelou a população de modo a se precaver das doenças tropicais e negligenciadas, lombrigas, bilharsiose e elefantiase, através dos bons hábitos de higiene.
Discursando na abertura da campanha contra lombrigas, bilharsiose e elefantiase, a governante fez saber que este tratamento massivo é mais uma acção do Governo para evitar novas infecções, e evitar mortes daqueles que já estão infectados.
Na ocasião, a governate apelou a prevenção destas doenças e a não exposição aos riscos só porque o medicamento ser gratuito.
Por sua vez, a Directora Provincial de Saúde, Mulássua Simango, disse que esta campanha com a duração de 5 dias, espera envolver mais de 520 mil pessoas em toda a Província.
De acordo com a Directora Provincial de Saúde, far-se-á a filaríase e a parasitose intestinal nos Distritos de Chicualacuála, Distrito de Mapai e Distrito de Mabalane. Far-se-á a chistossomíase, a bilhorsiose e a parasitose intestinal no Distrito de Massangena, e nos restantes distritos assim como no Chibuto que foi local de lançamento, simplesmente será feito a parasitose intestinal.
Espera-se ao longo de toda esta campanha cerca de mais de 525 800 pessoas abrangidas, onde para a questão da filaríase linfática espera-se cerca de 69 900 pessoas maiores de 5 anos de idade.
Em relação àqueles farão a chistossomíase espera-se alcançar 5200 crianças, e os restantes que estarão a fazer a parasitose intestinal mais de 450 000, totalizando cerca de 525 000 pessoas abrangidas para o tratamento das diferentes patologias.