
Projecto comunitário da Direccção Provincial de Recursos Minerais e Energia beneficia associações que trabalham com barro

Trata-se de uma iniciativa da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia, que visa impulsionar o desenvolvimento das comunidades que se dedicam a exploração deste minério nos Distrítos de Chongoene, Chibuto, Chokwé e Massingir.
O coordenador do Departamento de Recursos Minerais na Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia em Gaza, Juvenal Banze, referiu que este projecto comunitário está a impulsionar o desenvolvimento das comunidades, através do fabrico de material de construção e de objectos de olaria.
Segundo Juvenal Banze, o impacto do uso de argila e barro para produção de tijolo principlalmente é positivo, porque ultimamente pessoas de Xai-Xai vão para Mcupulane comprar tijolos, o que mostra que além de o impacto ser positivo, permite o aumento da renda familiar, permite a redução da dependência da mulher, permite o aproveitamento de recursos, e facilita o equilibrio do gênero no processo produtivo em si.
Este projecto beneficia 7 associações que trabalham com barro, e seu objectivo central é a melhoria da qualidade dos produtos produzidos.