Presidente da Repúbica visita local onde será construido o aeroporto da Província
O Presidente da Repúbica, Filipe Nyusi, disse a 19 de Abril no Distrito de Chongoene, ser viável a construção do aeroporto de Gaza apesar de estar entre os aeroportos de Maputo e de Inhambane, dado o impacto que se espera do empreendemento.
O Chefe de Estado disse igualmente que o Governo está a envidar esforços para a construção do aeroporto de Gaza orçado em 50 milhões de dólares norte americanos, e que a implantação do empreendemento é urgente para acelerar o desenvolvimento sócio económico da Província, destacando o turismo como o principal sector beneficiário.
O empreendimento vai oucupar uma área de 4000 hectares, e numa primeira fase vai permitir a aterragem de aeronaves com uma capacidade para transportar 70 passageiros.
Na ocasião, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, assegurou que o Governo está em busca de financiamento para materializar o projecto.
Carlos Mesquita disse que o Governo está a buscar parcerias para angariar cerca de 50 milhões de dólares norte americanos, destinados a construção do aeroporto de Gaza, e deu a previsão do arranque das obras ainda este ano de 2017.
O empreendemento vai compreender uma pista de aterragem, terminal de embarque e desembarque, reservatório de combustiveis, comando de bombeiros, entre outras infra-estruturas.
Para o Ministro Carlos Mesquita, o aeroportro de Gaza vai dinamizar o desenvolvimento sócio-económico da Província através da promoção do turismo cinergético e ao longo da costa do índico.