
População do Posto Administrativo de Chilembene sensibilizada a dedicar-se a piscicultura para sustento e melhoria da dieta familiar

A estrutura do Posto Administrativo de Chilembene no Distrito de Chókwè, sensibiliza a população a dedicar-se a prática de piscicultura como garante do sustento familiar e melhoria da dieta familiar.
No ano de 2016, o Posto Administrativo arrecadou um montante de 300.000 meticais como resultado de venda de 10 toneladas deste tipo de pescado.
Em 2017, devido a seca e estiagem aquele Posto Administrativo não registou nenhuma produção porque, após o início da criação, os tanques secaram resultando no prejuizo de 12.000 alevinos nos tanques de Zuza e Chilembene sede.
Dado que não houve repovoamento, a população está a ser sensibilizada a apostar na cultura de criação do peixe como garante da segurança alimentar e nutricional em termos de proteinas, permitindo desta forma a diminuição de desnutrição crónica a crianças dos 0 a 5 anos de idade.
Entretanto, aquele Posto Administrativo conta no momento com aproximadamente 38 tanques piscícolas dos quais 4 estão localizados em Chilembene sede, 5 no povoado de Zuza, e 24 tanques que estão em construção em Hokwe pela empresa Papa Pesca.
Os alevinos são fornecidos pela Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Gaza.