Para breve estudo de formas de requalificação do Hospital Rural de Chibuto
O facto foi anunciado pela ministra da saúde Nazira Abdula que visitou aquele hospital no dia 3 de Setembro, tendo constatado que o mesmo está desajustado do actual padrão de prestação de serviços sanitários e não responde a demanda dos utentes.
Nazira Abdula constatou igualmente que o Hospital Rural de Chibuto, construído em 1924, necessita de uma reabilitação urgente devido ao seu estado de degradação.
A ministra da saúde disse ser urgente a necessidade de se criarem condições para o conforto dos pacientes dado que o bloco operatório do Hospital Rural de Chibuto funciona a 800 metros da maternidade, algo que cria graves constrangimentos na assistência de mulheres gravidas em caso de partos complicados.
Segundo a ministra da saúde, a Direção Nacional de Assistência Medica vai a curto prazo avaliar a situação e ver o que poderá ser feito no sentido de se criar condições essenciais para o conforto do doente depois de operado.
De referir que o Hospital Rural de Chibuto assiste mais de 200.000 habitantes do Distrito de Chibuto, um dos mais populosos da Província de Gaza.