Movimento sindical tem como desafio promover o trabalho decente
O movimento sindical moçambicano tem como desafio promover o trabalho decente, desenvolver acções que visam garantir o emprego seguro, e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Esta mensagem foi proferida na cidade de Xai-Xai, durante as comemorações do Dia Internacional de Trabalhador, que se assinalou este ano sob o lema Sindicatos Unidos Contra O Elevado Custo De Vida E Precarização Do Emprego.
A Secretária Executiva da OTM Central Sindical em Gaza, Ana Leonardo, disse durante a sua intervenção, que o salário mínimo decretado pelo Governo, no lugar de melhorar a vida dos trabalhadores ficou consumida pela subida galopante de pão, transportes e outros produtos de prmeira necessidade, o que faz com que haja uma profunda reflexão e revisão imediata.
Ana Leonardo, exigiu igualmente o respeito e emprego digno aos trabalhadores em prol da sua estabilidade social, dada a violação sistemática da lei laboral.O desfile de carros alegóricos, mensagens de várias organizações e manifestações culturais, marcaram a passagem do dia do trabalhador em Gaza.