Mais de 1200 mil agregados familiares assistidos pelo programa “Apoio Social Directo” do INAS, delegação de Chicualacuála
Mais de 1200 mil agregados familiares de 3 Distritos do norte de Gaza beneficiam este ano de assistenca multiforme providenciado pelo Instituto Nacional de Accao Social, delegação de Chicualacuála.
Trata-se de agregados familiares dos distritos de Mapai, Chicualacuála e Massangena que recebem mensalmente um kit alimentar, cuidados domiciliares, entre outras assisténcias no âmbito do programa Apoio Social Directo, que inclui a componente de construção de casas.
Os beneficiários deste apoio social são pessoas vulneráveis, na sua maioria crianças mal nutridas, idosos e doentes crónicos que não tem capacidade de realizar qualquer actividade devido ao seu estado de vulnerabilidade.
A delegada do Instituto Nacional de Acção Social em Chicualacuála, Gracinda Bambo, disse que esta iniciativa está a trazer um impacto positivo no seio dos beneficiários reduzindo a sua condição de vulnerabilidade, sobretudo as condições de habitação, daí que pediu as comunidades para valorizarem este esforço do Governo.
De referir que na componente de construção de casas, o INAS construiu e entregou em 2017 naqueles distritos 8 casas para crianças orfãs e vulneráveis.