
Governo do Distrito de Chongoene financia expansão da rede eléctrica no Distrito

O novo Distrito de Chongoene está a mobilizar fundos para a expansão e melhoramento da rede de energia eléctrica para mais de 130 mil habitantes.
O Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestrutura de Chongoene, disse que o valor vai igualmente garantir o melhoramento e expansão das redes de media e baixa tensão nas comunidades de Bungane, Tetene, Fidel Castro e Ndambine 2000.
Armindo Anastácio fez saber que do fundo local de infraestruturas comunicados para 2017, o Distrito dispõe-se apenas de 1 milhão de meticais para acções de energia, valor considerado muito insignificante a partir do momento em que é preciso mecher com a rede de media tensão, e que poderá servir apenas para a expansão da rede de baixa tensão nos locais que já tem energia, e não necessariamente levar a energia de um ponto para o outro que neste momento ainda não tenha energia.
Deu ainda a conhecer, que o melhoramento da rede é uma acção que custa qualquer coisa como 17.476.000 de meticais, e uma parte dos projectos será financiado pelo Governo através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, no âmbito da expansão da corrente eléctrica para os novos Distritos.