Gaza com tudo a postos para inscrever Xigubo como património mundial da humanidade pela UNESCO
A Província de Gaza aporou no sabado (12 de Agosto) os seus representantes ao I Festival Regional Sul da Dança Xigubo, evento marcado para Setembro no posto administrativo de Chidenguele, Ditrito de Mandlakaze.
Trata-se da Academia de Desportos e Cultura de Chókwè e o Grupo Cultural de Chigubo do Distrito de Xai-Xai, que se apuraram para a fase regional da realização deste evento de dança guerreira.
A realização deste evento de caracter competitivo visa massificar a dança xigubo que o País tenciona inscrever na UNESCO como património mundial da humanidade, a exemplo de danças já reconhecidas como Nyao de Tete, Timbila de Inhamabne e Tofo de Nampula.
Os grupos apurados nesta fase provincial prometem mais trabalho por forma a terminar em primeiro lugar no festival regional que contará com as provincias de Maputo e Inhambane.
A Directora Provincial de Cultura e Turismo de Gaza, Maria Emília Matsanganhe, disse que com a realização deste I Festival de Xigubo na Província de Gaza, está tudo a postos para que Gaza inscreva Xigubo como património mundial da humanidade pela UNESCO.
Stella Pinto Novo Zeca, Governadora de Gaza que recordou que a Província de Gaza já realizou festival de Chingomana, disse que o Governo Provincial está a preparar-se para realizar festivais de outras danças com maior expressão na Província.