Garantida segurança alimentar até finais de 2017
A Provincia de Gaza prevê produzir na campanha agrária 2016-2017, mais de 2.700.000 toneladas de produtos diversos, numa área de 800.000 hectares.
Esta produção garante a segurança alimentar até finais de 2017, para a população da Província estimada em mais de 1.300.000 habitantes.
O facto foi dado a conhecer na cidade de Xai-Xai pela Governadora de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, que fez saber também que para a dinamização da proução de alimentos, o Governo e parceiros desponibilizaram 500 toneladas de semente diversa, 96 tractores e 200 extensionistas para assistir tecnicamente aos produtores.
A governante, destacou a queda regular da chuva como factor determinante para o alcançe desta produção.
Por sua vez as autoridades da Unidade de Gestão da Bacia do Limpopo, garantiram que a Barragem de Massingir tem desponiveis mais de 2 mil milhões de metros cubicos de água para assegurar a irrigação de culturas nas próximas duas épocas agricolas.
O Director da Unidade de Gestão da Bacia do Limpopo, tranqulizou aos produtores que não participaram na produção do arroz, principalmente do Regadio de Chokwé, que a próxima campanha terá água suficiente para a irrigação das culturas.
Edgar Chongo, explicou que a desponibilidade da água na Barragem de Massingir deve-se ao maior encaixe desta infraestrutura, e que para previlegiar o encaixe o máximo possível durante a chuva caida até finais do primeiro trimestre e garantir a irrigação no baixo limpopo a partir dos escoamentos do Rio Limpopo, tomou-se como medida o enceramento das comportas, o que permitiu sair de um encaixe de cerca de 49% de finais de Dezembro de 2016, para um encaixe na barragem de 73% até finais do 3º trimestre de 2017.