Estudo da ONU Mulheres revela que igualdade de gênero e o empodeiramento da mulher continuam baixos em 6 distritos da Província
O estudo foi realizado em 2015 e divulgado dia 21 de Agosto de 2017 em Xai-Xai, apontando os distritos de Chicualacuála, Chigubo, Guijá, Mabalane, Massangena e Massingir.
A pesquisa feita por este organismo das Nações Unidas, indica que as questões de gênero e empodeiramento económico da mulher não são abordadas de forma adequada nas estratégias de desenvolvimento nas diferentes vertentes.
O estudo aponta como principais causas, a falta de informação e um franco quadro institucional para assegurar a igualidade de oportunidades e acesso aos insumos de produção e financiamento entre homens e mulheres nas zonas rurais.
Falando dos resultados do estudo sobre a igualidade de gênero e empodeiramento económico em alguns distritos de Gaza, Boaventura Veja, oficial de programas na ONU Mulheres, disse que há menos mulheres a receber dinheiro para implementar as suas ideias de negócio, elucidando que as mulheres receberam 33% do fundo de desenvolvimento distrital no ano de 2014, ano anterior, apesar de serem a maioria nas zonas visitadas.
Perante esta situação, o estudo recomenda a aceleração do passo no processo de promoção do empodeiramento da mulher.