Em Chicualacuála população já não precisa de percorrer mais de 200 Km a procura de serviços bancários
O Governo, através do Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural, colcou a disposição dos residentes do Distrito de Chicualacuála, uma agência bancária do banco Moza.
Denominado “Um Distrito um Banco”, o projecto faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável implementado pelo MITADER, onde se pretende conferir uma rápida instalação de agências bancárias no País, com vista a conferir total cobertura da rede destas instituições a todos os Distrítos.
Na inauguração do balcão do Moza em Chicualacuála, a Governadora de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, falou do impacto da instalação desta instituição nesta região avaliando o passado do Distrito, e apelou a população do Distrito para usar o banco, contribuindo deste modo para o desenvolvimento da economia do País.
O representante do Moza, Sérgio Alves, disse que com a inauguração da agência de Chicualacuála no dia 21 de Maio, estão criadas as condições para a população local e não só encontrar soluções financeiras mais adequadas as suas necessidades, e com base no protocolo de entendimento assinado com o Governo Distrital, os funcionários do Estado terão um entendimento personalizado.
Por seu turno, a presidente do Conselho de Administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável disse que a cerimónia de inauguração da Agência do Moza em Chicualacuála, é a concretização da promessa do Presidente da República, Filipe Nyusi, visando acelerar o processo de bancarização das zonas rurais.
Augusta Maida, sublinhou a importância da instalação desta agência do Moza em Chicualacuála numa altura em que o País regista bons sinais do fortalecimento da moeda nacional, o metical, e os avanços para uma paz efectiva que abre boas prespectivas para a redução da pobreza.
Com a entrada em funcionamento deste estabelecimento bancário em Chicualacuála, apenas Chigubo e Massangena, e os recém criados Distritos do Limpopo e Mapai, não possuem agência bancária.