Comunidades de Mapai beneficiam de tecnologias de produção de feno para suplementação alimentar de bovinos
Mais de 30 comunidades do Distrito de Mapai beneficiam de nova tecnologia de produção da suplementação alimentar de bovinos em períodos de seca.
Trata-se de uma iniciativa do Governo em que os criadores, através do programa “Escola no Cural do Criador” recebem equipamentos para a produção do feno.
O programa é desenvolvido pelo projecto PROSUL, visando potenciar as comunidades na suplementação de animais através do uso de enfardadeiras para substituir as máquinas manuais de produção de feno.
Gilberto Félix do projecto PROSUL em Mapai, disse que com a produção do feno com base em enfardadeiras aumentam-se as capacidades de nutrição do gado, pois cada máquina tem capacidade para produzir mais de 60 fardos de capim por dia.
O Administrador de Mapai, Narciso Nhamuhuco, considerou que a introdução das novas tecnologias de produção do feno é uma mais valia na preparação do futuro dos criadores, com a vista a garantir a suplementação dos animais em períodos de seca.
O Administrador Distrital de Mapai, sublinhou ainda a importância do uso de enfardadeiras para a suplementação de animais tendo em conta o elevado numero de bovinos que o Distrito tem, estimado neste momento em mais de 24.000 cabeças.