Até finais de 2017 mais de 12 mil habitantes de Combomune vão beneficiar de água potável
Trata-se de habitantes de duas comunidades do Posto Administrativo de Combomune, Distrito de Mabalane, nomeadamente das localidades de Combomune Estacao e Combomune Rio, onde estão em curso as obras de construção de um sistema de abastecimento de água com financiament da cooperação Belga-Moçambique, num investimento de mais de 1 milhão de euros.
As obras compreendem a reabilitação do poço de captação de água no rio Limpopo, construção de um centro distribuidor, depósito elevado, uma conduta gravíta de 12 Km de extensão, rede de distribuição para as localidades de Combomune Estação e Combomune Rio, e ainda uma linha de energia eléctrica de média tensão.
Segundo o Administrador de Mabalane, Januário Malalane, a conclusão deste novo sistema de abastecimento de água de Combomune vai ter um grande impacto para a população deste posto administrativo, sobretudo na comunidade de Combomune Rio, onde actualmente os residentes disputam o líquido com os animais.
A Governadora de Gaza visitou a 22 de Maio, as obras de construção do novo sistema que vai substituir o antigo que se encontra inoperacional a mais de 40 anos, e constatou que neste momento, as obras estão na ordem de 65% de execução.
Stela Pinto Novo Zeca ficou impresionada com os trabalhos em curso, e garantiu que o Governo vai fazer de tudo junto do empreeteiro, por forma que as obras terminem em Dezembro do corrente ano tal como está previsto, visando responder aos anseios da população de Combomune.