Apesar de 2016 ter se caracterizado por dificuldades devido a crise financeira, o Município de Chibuto conseguiu alcançar os seus objectivos, em particular no que diz respeito ao saneamento do meio.
Noticias da Província
Os dados que não abrangem os Distritos de Xai-Xai e Massangena, representam a cobertura de mais de 50% do panificado, que era de vacinar mais de 400 mil galinhas em toda a Província.
No Distrito de Chibuto já estão constsruidas as casas modelo para reassentar numa 1ª fase, 450 familias que vivem na área de ocorrência das areias pesadas naquela região de Gaza.
A reabilitação do tanque caracecida na região de Magule, e a revitalização do corredor localizado em Chitlango para garantir o banho semanal dos animais, foi a principal acção para o controle da doença provocada por caraças, que provocou a morte de cerca de 300 cabeças de gado bovino no Distrito do Bilene.
A Direcção Provincial de Pescas de Gaza está a intensificar o combate a pesca ilegal, tendo apreendido uma embarcação e aplicado multas a operadores de pesca recreativa ilegal nas praias da Provincia.
No Distrito do Limpopo em Gaza, 73 familias das mais de 200 retiradas das suas zonas de origem devido ao transbordo do rio Limpopo, continuam a partilhar tendas para o abrigo no centro de reassentamento de Novunguene.
Por conta disso, 3 anos depois da instalação deste centro no povoado de Chitsombelane, o laboratório e a unidade de processamento e certificação da semente ainda não funcionam devido a fraca qualidade da energia eléctrica.
O Disrtito de massingir encontra-se totalmente transitável apesar de algumas vias terem sido atingidas pelas chuvas que originaram o arrastamento dos encostos da ponte rio Chingedzi, e dos encostos na ponteca de Mucatine.
A falta de semente de qualidade constitui uma das grandes dificuldades para o desenvolvimento da actividade agricola, principalmente nos próximos anos, pois com a seca que assolou vários pontos do País, em particlar o Distrito de Mandlakaze durante dois anos, os produtores perderam as sementes melhoradas e estão a usar as de baixa qualidade.
Em Gaza, a fraca adesão dos alunos ao ensino técnico profissional preocupa sobremaneira ao Governo, e gestores de alguns estabelecimentos de ensino técnico profissional na Província.