Documentos

Inuguração do Edifício Administrativo do Governo da Província de Gaza. 19 de Abril de 2017.

Data: 20/04/2017

Discurso do Chefe do Estado na cerimónia de inuguração do Edifício Administrativo do Governo da Província de Gaza. 19 de Abril de 2017.

“Minhas senhoras e meus senhores, a qualidade do serviço público que o crescimento do nosso País demanda, clama por infra-estruturas de qualidade a altura do sonho que alimenta os nossos planos e objectivos.

Temos a consiência dos sonhos da Província de Gaza no que tange a infra-estruturas, e nós partilhamos desses sonhos, mas porque uma longa viagem sempre começa pelo primeiro passo, e entendendo os consttrangimentos que o País enfrenta, acreditamos que com o trabalho árduo, num futuro próximo muitos desses problemas serão vencidos.

Esta infra-estrutura vem resolver um dos grandes constrangimentos que as instituições públicas de gaza vem enfrentando.

Vem igualmente responder a necessidade premente de infra-estruturas do País, que se enquadra no processo de modernização dos serviços públicos.

Ao congregar os serviços num único espaço, este edifício flexibiliza a prestação de serviços ao cidadão, e facilita a coordenação, cooperação, e cria cinergias entre os sectores do Governo aqui sediados.

É por um lado o funcionário público que passa a dispôr de melhores condições de trabalho e capacidade de tramitar os expedientes com menos custos, e menos tempo.

Por outro, é o cidadão que poupa tempo e recurso, encontrando resposta as suas preocupações num mesmo espaço.

Entretanto, não teremos avançado nada se ainda persistirem as velhas práticas burocráticas de criar dificuldades aos utentes dos serviços públicos, muitas vezes por mero capricho.

Temos que mudar a mentalidade do comodismo e desenvolvermos a cultura do trabalho.

Queremos que neste edifício não haja espaço fértil para preguiça, e muito menos de corrupção.

Que este edifício seja, isso sim, o espelho de boa governação.

Mais do que melhorar as condições de trabalho, sejamos mais arojados na adopção e implementação de políticas de gestão de mudanças, apostando em boas práticas de governação, satisfatórios e eficazes, de modo a correspondermos aos novos e complexos desafios de uma economia de rápido crescimento.

Apelamos para a inclusão do funcionário público nos planos, metas, objectivos e estratégias da instituição, para que esse se sinta parte útil da visão, missão e objectivos que representa-o, estimulando-o assim, a alcançar altos índices do seu desempenho.

Esta abordagem, além de valorizar e incentivar o funcionário público a dar cada vez mais de sí, permite-lhe entender a aceitar as vicissitudes decorrentes desta missão, porque dela é parte integrante.

Queremos com esta inauguração continuar a previlegiar o cidadão em tudo o que fazemos, quer através da simplificação de procedimentos que facilitem o dialogo, assim como através da aproximação dos serviços públicos ao cidadão.”